Obrigado

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Direito/Sociedade

DIREITO: 1. Pertencente ao lado direito do corpo humano em que a ação muscular é, no tipo normal, mais forte e mais ágil; destro. 2. Correspondente a esse lado para um observador colocando em frente. 3. Diz-se do lado dos rios que fica à direita do observador que olha a parte para onde as águas descem. 4. V. reto (1). 5. Ereto. 6. Íntegro, honrado. 7. Leal, sincero. sm. 8. O que é justo, conforme à lei. 9. Faculdade legal de praticar ou não praticar um ato. 10. Prerrogativa que alguém tem de exigir de outrem, em seu proveito, a prática ou a abstenção de algum ato; jus. 11. O conjunto das normas jurídicas vigente em um país. 12. Imposto alfandegário. 13. O lado principal, ou mais perfeito, dum objeto, tecido etc (em oposição ao avesso). Adv. 14. Direito (8). 15. Corretamente; decentemente. 

 JURIDICAMENTE


A palavra “direito” vem do latim directum ou de directum (que supõe a idéia de regra) – formas neutras dos adjetivos derectus e directus significa reto colocado em linha reta).

Direito = norma de conduta social, garantida pelo poder político que atribui poderes a uma parte e impor, a outra, obrigações, zelando pela harmonia, cuja violação é punida.

Normas e Regras de Conduta são obrigatórias a fim de evitar/extinguir conflitos, pela correção das relações criando certa ordem entre as diversas pessoas de uma sociedade.

E para dar andamento legal/ordem a iniciativas na sociedade é preciso profissionais que prestam serviços em diversas áreas do direito:

Juiz: Magistrado é o juiz, ou seja, a pessoa a quem a ordem jurídica comete/incumbi o poder e o dever de julgar os conflitos de interesses individuais e sociais.

Promotor de Justiça: O promotor de justiça, antigamente denominado de promotor público, é o principal representante legal da acusação nos países que adotam um sistema baseado no contraditório, como no common law.

Advogado: Um advogado é um profissional liberal, bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi.

Assistente Jurídico: Bacharel em direito, auxiliar na execução de tarefas relacionadas a trabalhos jurídicos, pesquisando e selecionando textos jurídicos e informações de interesse, intervindo como parte na tramitação de processos e preparando certificados de documentação, para assessorar os titulares no desempenho de suas funções.
 
O objetivo deste texto é demonstrar que o direito é parte integrante de nossas vidas e sem ele não existem sociedade.

Referências Bibliográficas:
Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988.http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=1270.
http://www.odireito.jex.com.br/geral/conceito+basico+de+direitoFerreira, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989, miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de \Holanda Ferreira; coordenação de edição Margarida dos Anjos, Maria Baird Ferreira; equipe de lexicografia Margarida dos Anjos ... {et al.]. – 6. Ed. Ver. Atualizada – Curitiba: Positivo, 2004.
Referencia Jurídica/ Rio Preto – Agosto/ 2011

Prof.Alexandre César Tramonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário